Um prédio no Menino Deus foi evacuado na segunda-feira (27), a mando da prefeitura de Porto Alegre, depois que desmoronou o muro entre o edifício e um terreno onde estão começando as obras para uma construção de 11 pavimentos. A prefeitura liberou o retorno dos moradores na terça-feira (28), após apresentação de laudo técnico atestando que não há risco estrutural ao edifício.
Um condômino, que não quis se identificar, relatou que o calçamento em direção ao estacionamento passou a apresentar grandes rachaduras durante as obras de fundação no terreno vizinho. Ele relata que, junto ao muro que desabou, de aproximadamente três metros de altura, fica a central de gás do condomínio inteiro, e acredita que foi sorte não ter ocorrido alguma explosão no momento.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smams), que engloba a Unidade de Manutenção Predial, relata que equipe já tinha ido na manhã de segunda-feira ao prédio, que fica no número 264 da Rua Saldanha Marinho. Apesar de os fiscais não terem sido atendidos para entrar no prédio, eles constataram pela grade que havia uma grande rachadura no piso e que a edificação não possuía Laudo Técnico de Inspeção Predial (que precisa ser feito a cada cinco anos).
Na noite de segunda-feira o muro desabou. A equipe voltou ao local na terça-feira, notificando o condomínio a apresentar o laudo e a desocupar o imóvel até que isso ocorresse. No mesmo dia, engenheiro contratado pelo condomínio levou o laudo até a Smams e atestou a segurança dos moradores e a estabilidade da edificação.
GaúchaZH contatou o síndico do edifício, que não quis comentar o assunto. Com relação à obra vizinha, localizada no número 282 da mesma rua, a Smams afirma que o projeto foi aprovado para Habitação Coletiva.