Um incêndio atingiu um prédio na Rua dos Andradas, no Centro Histórico, em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (21). As chamas iniciaram por volta das 21h30min em uma sala comercial e foram controladas após uma hora.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o problema teria sido causado por um curto-circuito em uma oficina de próteses dentárias, no 16º andar do Edifício Cacique. O motivo das chamas ainda será investigado.
— Havia três tomadas com réguas, que estavam conectadas em diversos aparelhos. E duas réguas estavam derretidas — explica o primeiro-tenente dos bombeiros Edson Domingues Mendes.
Os bombeiros foram acionados pelo porteiro Zaloar Khan, que ouviu um estouro:
— Eu ouvi vidros caindo na rua, fui ali e vi fumaça. Aí acionei o alarme do prédio e chamei os bombeiros.
Conforme Khan, cerca de 40 pessoas moram no local e há mais de cem salas comerciais no prédio. No térreo, funciona o supermercado Zaffari, que não foi afetado. Não há feridos.
Muitos moradores deixaram seus apartamentos e se concentraram em frente ao edifício.
— O meu apartamento inteiro tremeu, foi um susto e aí eu comecei a ouvir gritos. Eram os vizinhos de prédio da frente, avisando do fogo. Eu desci e encontrei o porteiro, que já tinha acionado os Bombeiros — conta uma moradora que não quis se identificar.
O tenente alerta para o perigo de se deixar aparelhos conectados na tomada:
— É uma orientação que sempre passamos, para não deixar nada conectado ao sair de casa, do trabalho.