Uma obra iniciada em junho de 2012, planejada para ser inaugurada até a Copa do Mundo de 2014, foi entregue na manhã desta quinta-feira (23), mais de meia década depois do previsto. O último acesso da trincheira da Anita Garibaldi para quem circula pela Avenida Carlos Gomes, no sentido sul-norte, está liberado para o trânsito desde as 9h.
— É uma incomodação a menos. Esse projeto passou por três gestões e muito descaso, penalizando moradores e o comércio, que chegou a fechar na volta — relembra Luiz Felipe Ranzolin Irigaray, presidente da Associação do Moradores da Bela Vista, Mont'Serrat e Boa Vista (Amobela).
Com a abertura do acesso, outra mudança representativa aos moradores foi realizada: a Alameda Raimundo Corrêa passou a ter sentido único em direção à trincheira, e foi desbloqueado o acesso dos veículos para a Avenida Anita Garibaldi, evitando desvios antes feitos pela Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas.
Nas ruas do entorno da Praça Japão, ainda são vistas placas que indicam as rotas para se chegar à trincheira. A sinalização será retirada nos próximos dias, de acordo com a EPTC.
A passagem da trincheira tem 210 metros de extensão e duas faixas de tráfego – 7m80cm de largura total –, além de duas alças para acesso local e conversões na Terceira Perimetral.
Durante a execução, a obra precisou de sondagens complementares e de adequações do projeto, após se descobrir uma rocha no meio do caminho. Em 27 de abril de 2019, o tráfego expresso sob a perimetral foi liberado aos veículos. Até novembro, os trabalhos haviam alcançado 98% de conclusão, quando foram assumidos pelo executivo, que bancou o percentual final. Faltavam ainda uma parte do asfaltamento e a conclusão das calçadas, instalação de meio fio e pintura das faixas.
— Quando estava fechado (o acesso), essa área ficou deserta e perigosa. Nós mesmos fomos furtados duas vezes, e os moradores reclamavam muito. Agora, com movimento, vai ser mais seguro e melhor para o restaurante — avalia Diogo Bombassaro, sócio do Armazém Anita, há 250 metros da perimetral.
Ao todo, somados o projeto, a execução e as indenizações por desapropriações, a trincheira custou R$ 20 milhões, de acordo com a prefeitura.
Cruzamento será bloqueado nos próximos dias
Aproximadamente 75 mil veículos circulam na via diariamente. O secretário municipal em exercício de Mobilidade e Infraestrutura, Nelcir Tessaro, afirmou que a obra vai melhorar a circulação também nas avenidas Nilo Peçanha e Carlos Gomes.
Nos primeiros dias de fevereiro, a EPTC irá bloquear o cruzamento da Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas com a Carlos Gomes, via paralela à Anita Garibaldi. Utilizada como desvio durante os anos de obra, a retirada da travessia para os carros deverá melhorar o fluxo para os veículos, com mudança no tempo dos semáforos existentes no local, de acordo com o Diretor-técnico da EPTC, Marcelo Hansen:
— Vamos avaliar o trânsito alguns dias e reconstruir o meio-fio na perimetral. Manteremos o semáforo na Carlos Gomes para os pedestres, mas como o tempo de travessia é menor, vai melhorar o fluxo na perimetral.
A Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas voltará a ter sentido duplo para os automóveis, com acesso para entrada e saída da Carlos perimetral.