Uma proposta aprovada na Câmara Municipal visa a regulamentar o encaminhamento de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) a hospitais privados localizados em Porto Alegre. A ideia é fazer com que aquelas pessoas que possuem convênio de saúde possam optar por serem diretamente levadas a instituições de saúde da iniciativa privada.
De acordo com o autor do projeto, o vereador Mendes Ribeiro (MDB), muitos pacientes possuem plano privado de saúde, mas, ao utilizar o serviço, são deslocados para emergências do Sistema Único de Saúde (SUS) — que, por sua vez, estão quase sempre atendendo acima da sua capacidade.
A proposta ainda acrescenta que a equipe socorrista será responsável por avaliar a viabilidade técnica quanto às necessidades do paciente, além de levar em conta a proximidade do hospital escolhido e a gravidade do caso. Caso o paciente esteja inconsciente ou não tenha condições de manifestar sua opção, a escolha deverá ser feita por algum familiar ou representante legal.