Chega a 11 toneladas o volume de resíduos recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) na operação de limpeza após o Réveillon na Capital. Os itens mais encontrados foram garrafas, embalagens, restos de frutas e comidas. O trabalho iniciou às 3h da manhã e se estendeu até por volta das 7h30min.
Os serviços de coleta e varrição foram realizados no entorno do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (o Parque Harmonia), nas avenidas Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Edvaldo Pereira Paiva e João Goulart, na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha e nos trechos 1 e 3 da orla do Guaíba. Algumas ruas do bairro Cidade Baixa também foram atendidas.
Cerca de cem garis participaram do serviço, com a ajuda de um caminhão. Os materiais vão ser encaminhados ao aterro sanitário de Minas do Leão.
No ano passado, durante a festa na orla do Guaíba, 25 toneladas foram recolhidas pelo DMLU. Neste ano, pela primeira vez, a principal festa da cidade foi realizada no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, operado pela concessionária GAM3 Parks, que está executando a limpeza interna do parque. A empresa ainda não divulgou um balanço do total recolhido.
A parte mais densa da limpeza já foi realizada, e a expectativa é de que, até as 17h, os serviços tenham sido finalizados, de acordo com a concessionária. A desmontagem do palco e de outras estruturas começam nesta quinta-feira (2).
A prefeitura e a GAM3 Parks, organizadora do evento, estimavam que entre 150 mil e 200 mil pessoas participariam da festa entre a parte interna do parque e a orla. Os números não foram oficializados porque, com a chuva, foi necessário desligar a contagem das catracas.