Já é possível chamar uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) por meio de um aplicativo no celular. Disponibilizado recentemente para todo o Rio Grande do Sul para celulares com sistema Android, o "Chamar 192 - Samu" tem o propósito de facilitar o atendimento de pacientes em situação de urgência.
Para utilizar o serviço, é necessário baixar a plataforma e realizar cadastro com dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e sexo. Também é possível registrar locais favoritos, mais frequentados pelo paciente, como o endereço de casa ou do trabalho.
Um dos benefícios do app é o recurso GPS, que deve estar ativo no aparelho celular. Com a ferramenta, a localização do solicitante já será enviada previamente ao médico que realizará o atendimento, junto às informações básicas, presentes no cadastro. Dessa forma, o processo de regulação do Samu é agilizado e o tempo de resposta para a chegada da ambulância é diminuído.
O motorista Felipe Coronetti, morador de Tapejara, é uma das pessoas que já fez o uso do aplicativo. Ao solicitar atendimento para um motoqueiro que se envolveu em um acidente, ele conta que a experiência com o aplicativo foi positiva.
— Quando liguei, a atendente da central do Samu já tinha o endereço certo de onde eu estava. Ela só me pediu informações sobre o que tinha acontecido e, em seguida, transferiu a ligação para o médico. A ligação durou 55 segundos — conta.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, outra vantagem do aplicativo é a diminuição dos trotes. Apenas em 2018, mais de 90 mil ligações recebidas pelo 192 eram falsas. Neste ano, há uma estimativa de 74 mil chamados falsos até o início deste mês.
Confira o passo a passo para solicitar o atendimento:
- Faça o download do aplicativo no Google Play Store, disponível para Android. Ao abrir o aplicativo, surgirão algumas telas iniciais, com as funcionalidades da plataforma. A opção para a solicitação de atendimento surgirá depois dessa apresentação.
- Ative o GPS no celular.
- Registre o número do seu celular.
- Faça o cadastro com seus dados para atendimento e clique em "salvar".
- Você pode cadastrar locais favoritos, como casa e trabalho, mas é opcional.
- Selecione uma das opções para atendimento. Pode ser "para mim" e "para outra pessoa".