Correção: os três jovens foram detidos enquanto pichavam um bar na Rua da República próximo à José do Patrocínio, e não como informado das 6h34min às 19h5min desta segunda-feira (16). A notícia foi corrigida.
Três pessoas foram detidas na madrugada desta segunda-feira (16) após serem pegas em flagrante pichando paredes de estabelecimentos no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A infração é considerada vandalismo e crime ambiental pela Lei 9.605/98.
Pelas câmeras de segurança, a Guarda Municipal acompanhou o grupo pelas ruas, pintando muros e paredes. Os três jovens foram detidos enquanto pichavam um bar localizado na Rua da República.
Um deles tem 19 anos e os outros dois, 21. Na mochila, levavam latas de spray. Os nomes dos detidos não foram divulgados.
Cansado das pichações, o dono do bar disse que não iria restaurar a pintura.
— Nem pinto mais. Não adianta. Tu pinta um dia e daqui dois, ou três, picham de novo. Desisti de pintar — disse o proprietário Mauricio José Farias.
Os três rapazes foram encaminhados à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre. Um quarto integrante do grupo, de 17 anos, foi apreendido e conduzido ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).
A pena para esse tipo de vandalismo varia entre três meses a um ano de prisão. De janeiro a outubro deste ano, a Guarda Municipal recebeu 50 denúncias relatando casos de pichação. Neste período, 22 pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia.