A ordem para o início das obras de revitalização da Usina do Gasômetro será anunciada nesta sexta-feira (22). De acordo com a prefeitura, o contrato que viabiliza as reformas no local será assinado pelo prefeito Nelson Marchezan durante a manhã, no Salão Nobre do Paço Municipal.
O objetivo das reformas é modernizar e requalificar a estrutura da Usina, que está fechada desde 2017. Em edital de licitação lançado em agosto deste ano, a prefeitura afirmou que as obras deveriam começar no início do mês de dezembro, com previsão de duração de 14 meses – ou seja, no começo de 2021.
Com a reforma, o cinema mudará de lugar: deixará o terceiro andar e irá para o térreo, abaixo do teatro. A alteração foi realizada por orientação das equipes de segurança, pois facilita a evacuação em emergências. A porta principal também será alterada. O acesso será pela parte lateral do prédio, de frente para a Orla.
No segundo pavimento será inaugurado o Teatro Elis Regina, no formato de arena — assentos em volta do palco poderão abrigar até 300 pessoas. Um restaurante deve ocupar parte do terraço. Haverá, ainda, duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra que dará acesso ao terraço, reforçando a ideia de independência dessa área.
A verba total para a revitalização do local está estimada em R$ 11,5 milhões. Os recursos são oferecidos pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e por fundos da própria prefeitura.
O projeto faz parte do Programa Orla-POA, que já reformou o trecho de revitalização da Orla entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias. A reforma será a maior intervenção realizada nos mais de 90 anos do prédio.