Conforme a prefeitura de Porto Alegre, a trincheira da Ceará só deve ser entregue à população quando a obra estiver totalmente finalizada. O anúncio foi feito pelo Executivo nesta quarta-feira (23).
Até então, a previsão era de que a liberação para o tráfego ocorreria até o dia 31 de outubro — mesmo sem a instalação da tela de proteção e do sistema de drenagem para evitar alagamentos. A melhoria é uma das promessas da Copa de 2014.
De acordo com a prefeitura, a obra está 99% pronta. A nova estimativa é que o trânsito seja liberado até o final do ano, segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
— Se liberássemos o tráfego de veículos agora, teríamos de fechá-la depois para a instalação das grades nas paredes da trincheira e para conclusão da casa de bombas — afirma Gazen.
O anúncio da prefeitura ocorreu depois de uma visita, nesta quarta, do prefeito Nelson Marchezan a obra. Ele percorreu os 300 metros de extensão da via, acompanhado de técnicos do Executivo e de representantes da empresa Conpasul, construtora responsável pelos serviços.
Segundo a prefeitura, além da parte estrutural, que deve ser finalizada nos próximos dias, a iluminação e a pintura das paredes do interior da trincheira serão concluídas até o final do mês.
Gazen afirma que, em abril, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) solicitou uma mudança no projeto para automatizar a operação do sistema de drenagem. Para isso, é necessária a aquisição de um equipamento para finalizar o sistema.
Lombada eletrônica será instalada no local
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), uma lombada eletrônica será instalada no local, com velocidade máxima de 40 km/h, para minimizar o risco de acidentes. O trecho também contará com novas placas, tachões e pintura no asfalto.