O atendimento no posto de saúde Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre, está normalizado desde a madrugada desta quarta-feira (9), conforme a prefeitura de Porto Alegre. Ao longo da tarde e no começo de noite de terça (8), apenas casos de urgência e emergência eram realizados no local, resultando em longas filas e demora para os pacientes que procuravam a unidade.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o problema ocorreu em razão do fim do contrato com a empresa Competência, que era a responsável pela administração das escalas de médicos. Com um número insuficiente de profissionais trabalhando, foram priorizados apenas casos graves, e os pacientes eram orientados a procurar outras unidades.
A Competência operava em contrato emergencial. Com o término do prazo, foi aberto recentemente processo licitatório e a empresa ficou em primeiro lugar. No entanto, não teve o contrato renovado.
Segundo a prefeitura, constatou-se que servidores municipais integravam a lista de sócios, o que não é permitido por lei. Uma sindicância será aberta para analisar a conduta desses servidores.
A segunda colocada no certame, a empresa DOC, também de Porto Alegre, assumiu a administração das escalas ainda na noite passada. O contrato será por 180 dias.
O pronto atendimento Bom Jesus funciona 24 horas por dia.