O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, autorizou a contratação de 139 professores temporários para a rede municipal de ensino. A convocação está publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (18). Serão 70 professores para Ensino Fundamental, 25 para Educação Infantil, 15 para Educação Física, oito para Artes, seis para Língua Inglesa, cinco para Matemática, quatro para Língua Portuguesa, três para História e três para Geografia. Os salários variam de R$ 1,4 mil a R$ 2,2 mil para 20 horas semanais.
Os contratos têm duração de um ano e podem ser prorrogados uma vez por igual período. O edital de seleção foi lançado em fevereiro deste ano, e o processo foi realizado entre os meses de março e abril. A expectativa da prefeitura é que os professores estejam trabalhando em outubro.
— A prioridade da Smed (Secretaria Municipal da Educação) é o atendimento em sala de aula. E a contratação de professores temporários permite que a gestão substitua mais rapidamente as posições que estão vagas nas escolas da rede — destaca o titular da Smed, Adriano Naves de Brito.
Somando essas contratações, desde o início do ano 240 temporários foram chamados para suprir a falta de docentes na rede municipal.
Quem foi chamado neste último edital deverá comparecer na quinta-feira (19), às 10h, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, na Rua Siqueira Campos, 1.300, sala 915. Ou reagendar sua apresentação pelos telefones (51) 3289-1253 ou 3289-1251.