A festa mais eclética da Capital não tem um endereço. Na verdade, ela pode chegar qualquer dia desses de surpresa na porta da sua casa, na forma de um Logan prata 2016. O chamado Uber da Balada tem luzes de neon (piscando de acordo com a batida da música), refletores giratórios no teto, iluminação laser entre o banco do motorista e do passageiro e até uma máquina de gelo seco. Além de balinha e água, o motorista ainda oferece Engov, remédio para azia e até supercola – "para as moças colarem uma unha que tenha caído ou salto quebrado", justifica.
Alex Agliardi Holtz, 32 anos, era um "Uber normal" até um ano e meio atrás, quando colocou as lâmpadas de neon voltadas para o carpete para ajudar os passageiros a localizarem o celular, a chave ou a carteira. Foi a clientela quem observou que deixava o carro com ares de balada, e ele acabou levando isso bem a sério — Alex é ex-DJ, você pode ter visto ele se apresentar em pubs e casas noturnas de Porto Alegre até cinco anos atrás. A música, é o passageiro quem escolhe: em dois cartões de memória, tem eletrônica, pagode, sertanejo, funk e até evangélica. Anitta é quem faz mais sucesso no Uber da Balada, que faz cerca de 550 viagens por mês, entre 17h e 8h de terça a domingo. Se a pessoa não estiver no clima, Alex também não força.
— Começo a ligar uma por uma as luzes, enquanto quebro o gelo conversando. Daí pergunto se tem preferência musical — explica. — Mas o pessoal costuma achar demais.
Não bastasse tanto apetrecho, todo mês o motorista faz uma decoração temática, na qual investe em média R$ 500. Até o dia 20, a inspiração é de festa junina: há chapéus de palha para os passageiros tirarem selfies, peixinhos de EVA em varas de pescar, paçoca, pipoca e amendoins doces feitos especialmente pela mãe do motorista. Quanto ao próprio motorista, ele usa uma camisa xadrez para combinar com a festividade. Discrição que deve ir para o espaço no Dia das Crianças, quando ele quer se transformar em Hulk. Ele garante que o investimento se paga. Está prestes a trocar seu Logan por uma SUV pensando no conforto de seus clientes.
O próximo tema será Festival de Cinema de Gramado — já mandou preparar réplicas do Kikito em resina — e, no mês passado, pelo Dia dos Namorados, ele espalhou 200 alianças, buquês de flores e balões vermelhos de coração no carro. A decoração inspirou porto-alegrenses românticos a planejarem surpresas. O administrador Gabriel Buffe de Mello, 36 anos, entrou em contato com Alex por meio das redes sociais, pedindo que buscasse a namorada, Kelli, na Zona Norte, e levasse até a casa dele, no bairro Três Figueiras, onde faria um jantar especial. No caminho, o motorista colocou uma música que Gabriel tocou no violão para Kelli – If I Was Your Man, de Matt Simons.
Gabriel havia conhecido o Uber da Balada ao sair do cinema poucos dias antes.
— Encanta, né?! A gente espera um serviço Uber, já sabemos o que eles fazem, e daí quando tu entras no carro e vês a situação totalmente inusitada, te surpreendes — comenta.
Para Alex, o que tem de mais gratificante é melhorar, nem que seja só um pouquinho, o dia de um passageiro. Conta, animado, que conseguiu levantar o humor de um grupo de chilenos que saia da Arena após a derrota para o Peru pela Copa América, semana passada.
— Tem pessoas que entram no carro meio deprimidas e saem totalmente animadas. Isso, de mudar a rotina delas, não tem preço.