Voluntários trabalham, ao longo desta sexta-feira (5), na organização do Gigantinho, que será transformado em um albergue à noite para pessoas em situações de rua. Os colchões doados pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Campanha do Agasalho, eram enfileirados na quadra do ginásio pela manhã.
A organização trabalha com a possibilidade de abrigar 300 pessoas — porém, como outros colchões e colchonetes foram doados pela população, a capacidade pode ser expandida.
Integrantes de torcidas organizadas do Inter, funcionários do clube e entidades voluntárias fazem a triagem das doações, que seguem sendo recebidas no portão 1. Empresas e organizações pretendem entregar nesta tarde donativos em grande quantidade, como pães, leite e cobertores.
O Grêmio também participará da ação. Às 15h30min, o ônibus tricolor levará ao ginásio 600 cobertores e alimentos para as duas refeições que serão servidas aos acolhidos.
Os moradores de rua que quiserem se abrigar de sexta para sábado no Gigantinho entrarão no local entre 19h e 21h. A saída ocorrerá às 8h de sábado (6), após café da manhã.
A ação não poderá ser repetida no Gigantinho de sábado para domingo, pois o ginásio receberá um evento. A ideia é que a mobilização incentive outras pessoas a ajudar moradores de rua nesse período de temperaturas baixas, seja doando mantimentos ou cedendo espaços para pernoite.