Em uma noite gelada em que os termômetros marcavam 7ºC em Porto Alegre, a diretora de Inclusão Social do Inter, Najla Diniz, recebeu uma mensagem que lhe tocou o coração. No celular, estavam informações sobre o clube argentino River Plate, que decidiu abrir as portas do Monumental de Nuñez para realizar uma ação social para ajudar pessoas sem-teto em meio ao frio que tem castigado o país.
— Pensei na hora: o Gigantinho. Um espaço que tem tudo, banheiros, uma estrutura. Liguei para o presidente Marcelo Medeiros, que topou naquele mesmo instante. E aí ele telefonou para o Paim (vice-prefeito), que acionou a Fasc (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo) — contou à coluna.
Diante dessa intenção de fazer o bem, uma reunião foi programada para a manhã desta quinta-feira (4), quando foram acertados detalhes da ação. Participaram, além de Najla, Medeiros e Paim. O prefeito Nelson Marchezan está em Brasília e demonstrou total apoio à iniciativa. A coluna conversou com ele, que disse acreditar que a soma de esforços de gestores públicos e entidades privadas pode — e muito — contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Até o momento, a prefeitura já decidiu disponibilizar 300 colchonetes e cobertores para receber a população de rua entre sexta-feira (5) e sábado (6). Os cozinheiros do Bem farão a sopa, segundo Najla, junto a integrantes de torcidas organizadas, que também serão responsáveis pelo acolhimento das pessoas. Às 15h desta quinta, todos os envolvidos irão até o Gigantinho para verificar outros aspectos da ação.
Também haverá um ponto de coleta de agasalho e colchões no Portão 1 do Gigantinho.