O abastecimento de água em 14 bairros de Porto Alegre, que deveria ter sido normalizado durante a madrugada, só deverá ser completamente restabelecido na noite desta quarta-feira (31). O motivo é o atraso em obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que começaram na manhã de terça-feira (30).
Conforme o Dmae, a obra, que era feita em quatro pontos da Zona Leste, precisou ser atrasada por motivos técnicos. No fim da tarde, técnicos precisaram estender os trabalhos e ampliar o número de bairros afetados, passando de 13 para 14 — Azenha precisou ser incluído (veja abaixo a lista dos bairros afetados).
A técnica em enfermagem Carmen Rodrigues, moradora do bairro Agronomia, relata que a água começou a faltar por volta das 10h de terça-feira e que, até 6h desta quarta, o serviço ainda não havia retornado:
— Quando saí para trabalhar, ainda não tinha água. Mas, quando (a pressão) começou a ficar fraca, já comecei a reservar em baldes. Foi o que usamos para tomar banho e escovar os dentes — conta.
Felipe França Machado, morador do bairro Partenon, precisou encontrar alternativas para fazer atividades básicas de higiene.
— Estamos desde o começo da tarde de ontem (terça-feira) sem água. Hoje,escovei os dentes na empresa onde trabalho, porque todos os vizinhos estão com o mesmo problema. Vou tomar banho no vestiário da empresa também — relata o motorista de caminhão.
O serviço foi concluído entre o fim da madrugada e o começo da manhã, e o abastecimento de água foi religado por volta das 6h desta quarta-feira. Segundo o Dmae, há bairros onde o serviço já voltou, mas, para a maior parte dos moradores, o abastecimento só deve ser retomado ao longo do dia. Nas áreas mais altas e pontas da rede distribuidora, a normalização só deve ocorrer no fim da noite.
Conforme o Dmae, as obras são feitas para melhorias e ampliação no sistema de distribuição com o objetivo de preparar o sistema para o verão, quando há aumento no consumo. Novos serviços devem ser feitos na região nos próximos meses.
Bairros afetados
Agronomia, Aparício Borges, Azenha, Boa Vista, Bom Jesus (Mato Sampaio e Vila Fátima-Pinto), Chácara das Pedras, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Jardim do Salso, Partenon (vilas João Pessoa e São José), Petrópolis, Santo Antônio e Três Figueiras.