O atendimento para vagas de trabalho no Sine e a manutenção da iluminação pública da Capital são, respectivamente, o melhor e pior serviço prestados pela prefeitura de Porto Alegre. E é a própria população quem diz isso, conforme uma pesquisa de satisfação divulgada pelo município na sexta-feira passada.
A administração municipal é a primeira no país a divulgar este tipo de dado baseado na avaliação dos moradores. Isso foi feito por meio de uma “carta de serviços do município” — iniciativa criada para garantir a defesa dos direitos da população e a qualificação dos atendimentos públicos. Nesse documento, a prefeitura apresenta os trabalhos que são responsabilidade dela.
Em Porto Alegre, a carta foi divulgada em outubro de 2017. E, desde então, quase três mil pessoas registraram suas opiniões na pesquisa de satisfação das responsabilidades apresentadas na carta, dando notas aos serviços.
É fácil ver os resultados do estudo na prática. Numa visita ao saguão de paredes azuladas onde funciona o Sine Municipal, no Centro Histórico, por exemplo, o movimento estava tranquilo no fim da tarde de sexta-feira. Com poucas cadeiras ocupadas, menos de 10 pessoas aguardavam atendimento. Entre elas estava Paulo Bittencourt, 26 anos, repetindo uma rotina que já segue há três anos. O morador do bairro Navegantes confere diariamente as vagas de emprego e garante: é sempre bem atendido.
— Está difícil conseguir um trabalho, estou aceitando qualquer oportunidade. Mesmo vindo aqui todo dia para fazer a mesma coisa, sou sempre tratado com atenção — relata Paulo.
Bem distante da esquina das avenidas Sepúlveda e Mauá, onde fica o prédio Sine, vive a professora Cláudia Melo da Silva, 45 anos. Moradora do bairro Rubem Berta, ela espera há mais de um mês que a prefeitura conserte uma luminária queimada num poste da Rua Valdemar Albino de Araújo. Um protocolo sobre o caso — registrado por ela via telefone 156 em 1º de julho — foi dado como resolvido 19 dias depois. Entretanto, Cláudia garante que o problema segue e critica a demora na resolução.
— Já está gerando uma situação de insegurança, pois a escuridão acaba atraindo pessoas mal intencionadas — acredita Cláudia.
Manutenção das vias entre as piores
O serviço que ficou como o segundo pior prestado pela prefeitura é um drama bem conhecido por quem circula pelas ruas da Capital. A conservação — ou a falta dela — do pavimento das vias.
O problema pode ser percebido em diversos pontos da malha viária. Um exemplo é a Rua Professor Clemente Pinto, no bairro Medianeira. Logo no início da via — que é uma continuação da Avenida Carlos Barbosa –, o asfaltou cedeu e deixou uma das pistas intransitáveis. Para avisar aos condutores sobre o perigo, parte de uma árvore foi colocada em uma das fissuras do asfalto. Um pedaço de cavalete da prefeitura está escorado nela. Quem vive no bairro garante que o tronco já está quase criando novas raízes no buraco.
— Faz uns sete meses que passo aqui todos os dias e vejo esse problema. Até tentaram arrumar, mas abriu tudo de novo, só ficou o cavalete — relata Victor Pinho, 42 anos, dono de uma loja de informática e assistência técnica.
Reconhecimento da qualificação de servidores
As atividades recreativas aparecem em segundo lugar no ranking dos serviços mais bem avaliados. E, para o diretor geral de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Rodrigo Kandrik, isso é uma demonstração da qualificação dos professores que atendem o público.
O diretor ressalta que, infelizmente, as atividades oferecidas e os equipamentos esportivos não são conhecidos por muitos moradores. Por isso, a diretoria recebeu a notícia como um prêmio:
— Temos centros comunitários e atividades em parques e ginásios, como Tesourinha, que ocorrem diariamente. Estávamos receosos com o ranking, mas foi com alegria que recebemos esse reconhecimento. Prova como temos servidores qualificados para o atendimento ao público.
Serviços Urbanos: notas ruins e grande impacto nas pessoas
Os serviços de iluminação e pavimentação recaem sobre a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que afirma que a metodologia da pesquisa deve ser vista com atenção. Por nota, a assessoria de comunicação explica que os dois serviços com as piores notas “têm grande impacto na vida dos contribuintes”.
Sobre a iluminação pública, a secretaria diz que, mesmo tendo um índice de atendimento dos protocolos superior a 90%, ainda existem moradores que não registram os casos pelo telefone 156. No primeiro semestre, a Divisão de Iluminação Pública (DIP) fez a manutenção de 18.709 pontos de luz – Porto Alegre tem 100 mil pontos, segundo a SMSUrb. No primeiro semestre de 2019, foram abertos, por mês, 4.926 protocolos de iluminação pública. Destes, foram atendidos 3.915.
Em relação aos buracos de rua, a prefeitura recorda que a cidade passou por um período sem manutenção, o que acentuou o problema. Entretanto, desde a retomada da operação tapa-buracos, em abril de 2018, foram feitos 3.805 serviços em 1.324 vias diferentes, segundo a SMSUrb.
A SMSUrb garante que, nesta semana, a DIP vai vistoriar a situação no bairro Rubem Berta, e o Dmae fará nova vistoria no bairro Medianeira.
Veja o ranking completo
Maior satisfação
- Vagas de trabalho (Sine Municipal) — 4,8
- Atividades recreativas (Smdse) — 4,7
- Levantamento/rebaixamento de quadro da água (Dmae) — 4,3
- Habilitação de seguro desemprego (Sine Municipal) — 4,3
- Ouvidoria geral do município — 3,3
Menor satisfação
- Manutenção de iluminação pública (SMSUrb) — -4,5
- Conservação de vias com asfalto (SMSUrb) — -3,6
- Credencial de estacionamento para idoso (EPTC) — -2,9
- Fiscalização de calçadas (Smim) — -1,9
- Abordagem de pessoas em situação de rua (Fasc) — -1,3
Como reclamar
- Para qualquer registro de protocolo, ligue para a prefeitura: telefone 156.
- Também é possível reclamar pelo site.
Conheça a carta de serviços
- O documento está disponível no site da prefeitura.
- Para avaliar, basta acessar a página de um dos serviços apresentados e clicar no botão "Dê sua opinião sobre o serviço".