Moradores de nove bairros das zonas norte e leste de Porto Alegre enfrentam falta de água pelo menos desde o último sábado (22). O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) chegou a fornecer previsão para normalização do serviço nesta segunda-feira (24), mas o abastecimento foi adiado devido a um problema de energia elétrica.
Na noite de sábado, o Dmae iniciou o trabalho emergencial de conserto de uma adutora na Avenida Manoel Elias. O serviço foi concluído na noite de domingo (23), com previsão de normalização entre a noite e a madrugada de segunda.
Durante o processo de normalização, ocorreu um problema em uma rede de alta tensão em uma das estações de bombeamento, o que afetou novamente o fornecimento de água em Passo das Pedras, Mário Quintana, Rubem Berta, Protásio Alves, Jardim Leopoldina, Vila Alto Petrópolis, Itu Sabará, Morro Santana e Vila Safira. Segundo o Dmae, todas as estações precisaram ser desligadas durante a manhã, já que funcionam em cadeia.
Dona de um mercado no bairro Mário Quintana, a comerciante Jaqueline dos Passos, 52 anos, relata que o número de pessoas comprando água mineral está acima da média:
— Aqui em casa estamos sem água desde a noite de sexta-feira. Como tenho o mercado, estou usando água mineral, e ontem começou a vir um monte de clientes para comprar também. Está todo mundo sem água — relata.
O Dmae afirma ter enviado caminhões-pipa para a região. Conforme o órgão, duas das três estações de bombeamento já foram religadas, mas, como o consumo está alto, a normalização total ainda deve levar algumas horas. A previsão é de que todos os bairros tenham o abastecimento regularizado até o começo da noite desta segunda.