O sábado (11) foi de churrasco, emoções e lembranças no Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, em uma comemoração antecipada pelo Dia das Mães que contou com visitas de familiares. Já neste domingo (12),. houve distribuição de kits de higiene para as mulheres hospedadas no retiro, não apenas as mamães: todas receberam uma sacola com doações feitas por redes de farmácias.
Uma das contempladas foi Osvaldina Pinto, 93 anos, uma das mais antigas e sorridentes moradoras do asilo. Ela recebeu a visita do filho Renê, no sábado, e neste domingo almoçou em companhia das outras amigas abrigadas na instituição.
— Churrasco ontem, hoje frango assado, está tudo muito bom. Mas gosto mesmo de peixe. Sempre saio para comprar — comenta Osvaldina.
Sim, muita gente não sabe, mas os idosos do Padre Cacique entram e saem durante o dia, à vontade. Podem fazer compras, ir ao shopping... e voltar.
Eles ou a família contribuem com até 70% da aposentadoria (em geral, de um salário mínimo) para desfrutarem das comodidades do asilo, que não são poucas: tem cinema, sala de jogos, jardins para passeios com acompanhantes e vários alojamentos individuais, com TV.
Para driblar dificuldades financeiras, o asilo faz campanhas por donativos. Na tarde deste domingo está previsto um brechó para arrecadar dinheiro para remédios, já que no inverno as despesas aumentam.
O Padre Cacique conta com cerca de 100 moradores (dos 60 aos 100 anos) e um número sem fim de candidatos à hospedagem. A maioria não recebe visitas de familiares. A visitação acontece nas quartas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 15h às 17h.