O biólogo Thiago Monteiro seguia na tarde desta sexta-feira (5) a rotina de trabalho no sítio Quinta da Estância, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, quando olhou para o céu e avistou dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Até aí, tudo normal. Segundo ele, é comum ver aeronaves da FAB passarem pela região, em direção ao Litoral. Mas, logo depois, Thiago ficou em alerta:
— Um dos aviões retornou. Estava voando baixo e perdendo altitude. Percebemos que era algo atípico. Em seguida, começaram a surgir notícias da queda.
A cena descrita pelo biólogo teria ocorrido pouco antes de uma aeronave cair em um sítio próximo, na localidade de Passo do Vigário. Conforme a FAB, os dois pilotos ejetaram-se depois de "detectarem uma falha técnica". O acidente ocorreu por volta das 16h, em área próxima ao pedágio da RS-040, e não atingiu imóveis.
Quando percebeu o voo dos aviões, Thiago acompanhava uma turma de cerca de 60 jovens de uma escola de Santa Catarina. O grupo participava de atividade de educação ambiental ao ar livre.