Em um evento na Praça da Encol, foi encerrado neste sábado (13) o Desafio do Tênis, campanha da prefeitura de Porto Alegre que arrecadou calçados para crianças e adolescentes que participam de projetos sociais. Das 14h às 17h, o ponto de coleta montado no local recebeu mais de 200 pares.
Ao todo, o Desafio do Tênis arrecadou 1,2 mil pares de tênis — o objetivo inicial era chegar aos 1,5 mil. Os modelos serão entregues aos beneficiados em um evento no Parque Marinha do Brasil no último fim de semana de abril. A ideia da prefeitura é montar um varal com os calçados divididos por tamanhos, para que as crianças e adolescentes possam escolher o tênis que vão levar para casa.
— O porto-alegrense é muito solidário e responde bem quando é solicitado. Teve gente que comprou até tênis novo para doar. Qualquer ajuda é uma grande ajuda — destacou a secretária de Desenvolvimento Social e do Esporte, Nádia Gerhard.
Além do ponto de coleta temporário, o evento na Encol contou com uma estrutura de brinquedos e cama elástica para crianças. As doações vieram de diferentes lados. Apoiadora do Desafio do Tênis, a Associação dos Moradores da Bela Vista, Mont' Serrat e Boa Vista (Amobela) levou o maior montante: 118 pares.
— Apoiamos todo tipo de ação que pode facilitar a vida de quem está desassistido. Recebemos doações ao longo da semana e hoje trouxemos todas — conta o presidente da Amobela, Luiz Felipe Irigaray.
Iniciado em 11 de março, o Desafio do Tênis contou com mais de 30 pontos de coleta espalhados pela cidade. A partir de agora, quem quiser contribuir com o banco de tênis da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Esporte pode levar as doações diretamente ao local (Avenida Princesa Isabel, 1.115, 4º andar).