A tribo Os Comanches abriu a segunda noite dos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, neste sábado (16). A festividade no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte, começou por volta das 21h. O evento está programado para acabar no início da manhã de domingo (17), com a apresentação da tradicional Estado Maior da Restinga.
Neste ano, não há arquibancadas e o acesso do público é gratuito. Foram vendidos 134 camarotes com capacidade para 15 pessoas cada, além de três camarotes VIP, com capacidade para 300 pessoas cada um. Há estacionamento ao valor de R$ 25, áreas de alimentação e banheiros químicos no complexo.
Em mais um ano sem apoio financeiro da prefeitura, o evento foi organizado pelas entidades após meses de tratativas frustradas para conceder o Porto Seco à iniciativa privada e garantir a realização do Carnaval.
Temendo repetir 2018, quando não teve desfiles, as agremiações resolveram realizar a festa com tom mais modesto.
As escolas serão avaliadas por três jurados em cada um dos sete quesitos: Bateria, Harmonia, Samba-Enredo, Evolução, Tema-Enredo, Fantasia e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A apuração das notas será às 14h de domingo (17), no Porto Seco.
Ordem dos desfiles das escolas de samba
Sábado (16)
21h: Os Comanches
22h: Copacabana
23h: Unidos da Vila Mapa
24h: Unidos da Vila Isabel
1h: União da Tinga
2h: Império do Sol
3h: Império da Zona Norte
4h10min: Imperadores do Samba
5h20min: Estado Maior da Restinga