Após enfrentar problemas na coleta durante toda a semana passada, moradores de Alvorada ainda têm lixo acumulado em frente de casa nesta segunda-feira (18). A prefeitura estima que somente na quarta-feira (20) a situação será normalizada.
O município teve o serviço retomado na sexta-feira (15), mas, devido ao acúmulo, o lixo não foi recolhido em todos os bairros.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Paulo da Silva, a prefeitura fez o que pôde, colocando nas ruas equipes extras, em turnos extraordinários.
— Foram pagas horas extras ontem (domingo), quando os trabalhadores recolheram 60 toneladas das ruas. Mas não dá para recolher tudo num dia só — afirma.
Na semana passada os caminhões da Ecopav, empresa terceirizada, recolheram o lixo apenas na segunda-feira devido ao não pagamento dos salários. A empresa justifica que tem valores bloqueados judicialmente e por isso não teve acesso aos recursos depositados pelo Executivo.
A prefeitura diz estar rigorosamente em dia com os pagamentos, que passam de R$ 300 mil por mês somente para a coleta, e estuda romper o contrato com a terceirizada.