O prefeito Nelson Marchezan Júnior voltou a Brasília nesta sexta-feira (1º) para tentar viabilizar recursos para a construção do Centro de Eventos e Convenções de Porto Alegre. Em reunião com o secretário de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, Marchezan recebeu a promessa de que a decisão será comunicada à prefeitura em até 15 dias.
Quando esteve pela primeira vez na Capital Federal para tratar do assunto, em 6 de fevereiro, o prefeito chegou a dizer que a resposta sobre a obra estaria “em um lugar que ninguém sabe”, após se encontrar com o secretário nacional do Tesouro, Mansueto Almeida.
O projeto tem origem em 2013 e fazia parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a mudança na estrutura de governo, ainda não se sabe quais ministérios herdarão as iniciativas previstas em gestões passadas. Para dar a resposta a Marchezan, Santos Cruz vai consultar os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, Osmar Terra.
– Precisamos de uma garantia de que o recurso será liberado, sob pena de iniciarmos mais uma despesa, mais um contrato, e ficarmos com um projeto inócuo ou uma obra parada na cidade – disse Marchezan, depois da reunião desta sexta.
Nesta semana, o vice-prefeito Gustavo Paim e a secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, já haviam estado em Brasília para tratar sobre o assunto. Na ocasião, Paim obteve a garantia do Ministério do Turismo que a validade do termo de compromisso, que expiraria hoje, seria ampliada até o final de maio.
A proposta de construção do espaço se arrasta há quase seis anos na prefeitura. O município demorou quatro anos para definir o local em que o imóvel será construído - uma área de 3,7 hectares ao lado do estádio Beira-Rio.
Em julho no ano passado, a prefeitura providenciou, junto à Mafra Arquitetura, o projeto arquitetônico do espaço - que teria cerca de 12 mil metros quadrados para receber congressos, feiras e convenções para mais de 4 mil pessoas, atraindo sobretudo o turismo de negócios para a capital gaúcha.