Reivindicação antiga de entidades e empresas, especialmente em cidades da Região Metropolitana, um novo centro de eventos de grande porte e com padrão internacional será erguido em Porto Alegre. Pelo projeto da prefeitura, uma área municipal localizada no bairro Partenon deverá abrigar o empreendimento.
Nesta terça-feira, a prefeitura anunciou que o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, destinará R$ 60 milhões para o espaço voltado a feiras, convenções e shows.
Com quase três vezes o tamanho do maior espaço hoje disponível para grande eventos na Capital, a Fiergs, o Porto Alegre Centro de Convenções terá um grande auditório e até quatro pavilhões na Avenida Bento Gonçalves. Os recursos fazem parte do conjunto de R$ 660 milhões que o Ministério do Turismo destinará a 10 capitais para o aprimoramento da infraestrutura para eventos. O próximo passo será a assinatura de convênio para o repasse do dinheiro.
- Ainda não é necessariamente a área definitiva, mas esta já tem uma pré-avaliação feita por vários órgãos da prefeitura. Em termos de mobilidade, a avenida está mais tumultuada hoje por causa das obras. Ela fica perto da Terceira Perimetral, de onde o aeroporto pode ser acessado quase em linha reta - diz o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
Mais detalhado do que a proposta anunciada pelo governo do Estado - a divulgação do projeto causou surpresa na cúpula do Piratini -, o estudo da prefeitura teria sido aprovado há cerca de 10 dias pelo governo federal. Moraes estima que a construção do empreedimento seja concluída entre três e cinco anos. Ainda não foi definido quem irá administrar o centro de eventos, mas a ideia é atrair parceiros privados. Três licitações deverão ser abertas para dar andamento ao plano de erguer um espaço para convenções e feiras, que poderão ocorrer simultaneamente.
- O que é relevante no projeto é a dimensão dele. Temos perdido eventos e, com ele, vamos aumentar a nossa competitividade em nível internacional - afirma o secretário.
Como existe uma área de preservação no terreno de 27 hectares que deverá abrigar o Porto Alegre Centro de Convenções, conceitos sustentáveis estão nos planos da prefeitura. Utilização de energia solar, reaproveitamento de água de chuva e preocupação com o destino do lixo estão entre os pontos que serão exigidos no projeto arquitetônico.
A estrutura
Com 27 hectares, conheça a possível localização
- A área para convenções deverá ter 9 mil metros quadrados e capacidade para 6.450 mil pessoas sentadas.
- O principal auditório poderá abrigar 4 mil pessoas - as demais vagas serão distribuídas em salas menores.
- Para feiras, serão quatro pavilhões, com 6,5 mil m² cada.
- Haverá estacionamento com 6 mil vagas e praça de alimentação.
- Três licitações devem ser abertas: uma de estudos de impacto e projeto básico, outra para o projeto arquitetônico executivo e uma final para a construção da obra.