O prefeito Nelson Marchezan e o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, participaram de reunião nesta segunda-feira (28) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) para tratar das obras de infraestrutura do entorno da Arena, no bairro Humaitá — o encontro terá continuação nesta terça-feira (29). O objetivo é esclarecer pontos específicos apontados pelo TCE-RS que precisam ser superados para a realização de futuro acordo judicial envolvendo município, Ministério Público e a empresa Karagounis Participações, que deverá realizar as obras. Participou da reunião, também, a promotora de Justiça Ana Maria Marchesan, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.
Marchezan ressaltou que está "esperançoso por uma decisão rápida e satisfatória”. O conselheiro do TCE-RS e relator do processo, Cezar Miola, destacou:
— Torna-se necessário demonstrar que a nova configuração dos projetos está em sintonia com as normas técnicas e urbanísticas, preservando assim o interesse público, sobretudo em relação aos usuários e moradores da região.
A comprovação de que as garantias oferecidas pela empresa responsável são suficientes para a execução completa das obras também foi ressaltada pelo relator.
— Estamos em busca da resolução de um problema complexo, com a participação de todos os interessados, observando as especificidades do quadro atual e, ao mesmo tempo, sempre em respeito à ordem jurídica — diz.
O conjunto de obras prioritárias compreende à duplicação da Avenida AJ Renner, a duplicação da Avenida Padre Leopoldo Brentano e a reformulação de trecho da avenida Pedro Boessio, além da construção de uma nova sede para o posto da 2ª Companhia do 11º Batalhão da Brigada Militar (BPM) e serviços de desassoreamento de parte da rede de macrodrenagem do município, responsável pelos alagamentos de parte do bairro.