Após 38 casos da doença em Porto Alegre em 2018, o surto de sarampo está controlado na cidade. A informação foi confirmada nesta terça-feira (18) pela Secretaria de Saúde (SMS) da Capital.
O último caso de sarampo foi registrado em 14 de setembro. Normativas do Ministério da Saúde indicam que um surto é considerado encerrado quando se passam 90 dias sem novo registro da doença.
Para conter o surto, foram vacinadas pessoas entre 15 e 29 anos — faixa etária considerada prioritária. A campanha de prevenção foi feita em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.
Desde novembro, escolas, universidades e quartéis somaram 4.968 jovens com a carteira de vacinas atualizada. Também foram realizadas vacinas em residências e outros locais.
Conforme a chefe da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS, Sônia Regina Coradini, as ações desenvolvidas foram decisivas para o controle do problema.
— As atividades de investigação e acompanhamento aproximaram a equipe dos casos suspeitos e ajudaram a identificar outros casos não notificados — afirma.
De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, 11 países das américas registraram casos de sarampo em 2018. Em 2016, a região havia sido declarada livre da doença após 22 anos de esforços para vacinação em massa.