A Secretaria da Saúde de Porto Alegre (SMS) já vacinou 4,7 mil adolescentes e jovens contra o sarampo. A ação, que começou no dia 25 de outubro, faz parte de uma força-tarefa criada pela prefeitura para combater o aumento de casos na Capital. Até agora, 38 pessoas foram confirmadas com sarampo, sendo a maioria na faixa etária dos 15 aos 29 anos.
O cronograma de vacinação segue ainda nesta semana, com visitas a mais três escolas públicas. Nas universidades, a imunização já foi encerrada. Desde outubro, a força-tarefa contabiliza 87 colégios visitados, 3.992 estudantes vacinados, além de 501 universitários imunizados e mais 207 soldados do Exército.
De acordo com a prefeitura, dos 38 casos confirmados, 29 são de adolescentes e jovens entre 15 a 29 ano. Dois casos ainda seguem em investigação.
— A vacina tríplice viral faz parte do calendário anual para crianças, adolescentes e adultos. Por isso, ao término da ação de intensificação para vacinar adolescentes e jovens, a oferta da vacina será mantida em todas as salas de vacina vinculadas à SMS — destaca a enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur.