Para servir de alternativa a quem já não encontra muitas esperanças, a ONG Centro Social da Rua lança uma nova edição do curso que oferece formação básica em jardinagem para moradores de rua, em Porto Alegre. Ao final das aulas, os participantes estão habilitados para trabalhar, recebem certificado e podem procurar emprego na área.
A ideia é que, com renda própria, vinda do trabalho na área, eles consigam sair da situação de rua. As aulas são ministradas pela profissional de paisagismo Valesca Ely etêm duração de um mês.
Em duas turmas, o projeto Sou Jardineiro, lançado em setembro, já formou seis pessoas. Dessas, quatro saíram de situação de rua — os alunos certificados possuem carteira de trabalho e documentação em dia. Eles também estão aptos a realizar serviços temporários, porque conseguem emitir nota fiscal.
Coordenadora da ONG — que promove assistência para pessoas em situação de rua —, Letícia Andrade conta que a continuidade das ações depende de doações e do apoio de voluntários. Segundo ela, cada aluno tem um custo de R$ 380. O valor inclui material, uniforme, apostila e alimentação.
— O grande desafio é devolver a esperança para essas pessoas, por meio da mínima condição de batalharem por um emprego. Só assim conseguimos dar continuidade ao trabalho de valorização e inclusão na sociedade — argumenta Letícia.
Empresas e condomínios que quiserem oferecer trabalho de jardinagem para os assistidos do projeto também podem ajudar. Para saber como, é só ligar para o telefone (51) 98910-6194 ou (51) 99205-4041. Também há mais informações de como contribuir na página do Facebook e no site.