Administrado desde agosto pela Associação São Miguel, o Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre, inaugurou uma ala de endoscopia e colonoscopia nesta sexta-feira (14). De acordo com o diretor-executivo Ricardo Pigatto, o serviço tem capacidade para 900 atendimentos por mês e conta com uma equipe de oito médicos.
— Neste momento, as consultas são voltadas a pacientes com convênio ou particular. Mas, no futuro, queremos oferecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — detalha.
A ala de endoscopia é chefiada pelo médico José Artur Sampaio, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
— É mais um serviço para a população que, muitas vezes, enfrenta fila de espera para consultas nessa especialidade — observa Sampaio.
Conforme a gerente de Enfermagem do Beneficência Portuguesa, Bibiana Machado da Rosa Silva, o espaço conta com três consultórios, dois aparelhos gastrocópios e dois colonoscópios, como também com vestiário para os pacientes e salas de procedimento, pré e pós-exame, desinfecção e expurgo.
— Além dos oito médicos, a equipe conta ainda com dois anestesistas, uma enfermeira e três técnicos de enfermagem — detalha Bibiana.
A expectativa é que a novo espaço aumente o número de pacientes e consultas no Beneficência, que ainda busca uma contratualização com a prefeitura de Porto Alegre para oferecer procedimentos pelo SUS. O contrato foi rompido em dezembro de 2017, devido aos problemas de má gestão apresentados pela então mantenedora do hospital.