A reabertura do Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre, completou três meses nesta quarta-feira (28). Após passar por uma grave crise financeira e chegar ao ponto de manter apenas um paciente internado, a casa de saúde alcançou a média de 65% na taxa de ocupação dos leitos. Administrado desde agosto pela Associação Beneficente São Miguel (ABSM), o hospital soma no trimestre 95 internações, 756 atendimentos ambulatoriais, 377 exames de imagem e 2 mil exames laboratoriais.
— Atualmente, temos 22 leitos para internação com uma média de 15 dias. Queremos aumentar para 85% a taxa de ocupação — detalha Ricardo Pigatto, diretor-executivo do hospital.
Sem nova contratualização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), rompida pela prefeitura de Porto Alegre no ano passado, o Beneficência Portuguesa atende apenas pacientes particulares e por convênio.
— Já demonstramos interesse em retomar os atendimentos pelo SUS, mas dependemos da decisão do governo municipal — explica.
Para Pigatto, o maior desafio está em aumentar a procura no pronto-atendimento (PA). Em três meses, apenas 10% da capacidade da emergência foi utilizada. De acordo com o diretor-executivo, clientes de planos de saúde e particulares ainda não estão acostumadas a procurar o PA do Beneficência.
— Aqui, eles não enfrentam filas e são bem atendidos — garante.
Para tentar aumentar o fluxo de pacientes, a direção inaugurou a ala de endoscopia e colonoscopia na segunda-feira (26), que deve exigir a contratação de novos funcionários. Atualmente, o Beneficência conta com 125 servidores.
— Que estão com os salários em dia — acrescenta Pigatto.
O passivo trabalhista da antiga gestão, porém, segue em negociação na Justiça.
Credores cadastrados
Quem tem valores a receber do Beneficência Portuguesa relativos à antiga gestão deve entrar no site credoreshbp.com.br, onde poderão cadastrar os valores em atraso. O canal de comunicação foi criado para que as empresas e fornecedores possam se habilitar como credor. Até o final deste mês, a nova gestão finalizará o levantamento do passivo. Em dezembro, a equipe fará o cruzamento dos dados inscritos no site. Em janeiro, os credores serão chamados para negociar o pagamento. Já os casos judicializados serão resolvidos via a Justiça, como é o caso das dívidas trabalhistas.