A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) disponibilizou, nesta quarta-feira (12), o acesso ao aplicativo do Cartão TRI — sistema de passagem utilizado no transporte público. Com o recurso, os usuários poderão verificar o saldo, fazer recargas por cartão de crédito, consultar o extrato dos últimos usos e solicitar segunda via em caso de perda ou roubo. A plataforma está disponível para os sistemas iOS e Android com nome TRI APP.
De acordo com a prefeitura, o aplicativo integra as determinações do prefeito Nelson Marchezan no decreto que estipulou as normas do sistema de transporte de Porto Alegre, publicado no dia 4 de dezembro.
Conforme a Empresa Pública de Transporte de Circulação (EPTC), o site do TRI também passou a ter a funcionalidade de compra com cartão, disponibilizando ainda a opção na modalidade débito. O serviço de passagens é utilizado por mais de um milhão de pessoas.
Conforme o diretor-executivo da ATP, Gustavo Simionovschi, fazem parte do cronograma de implantação de tecnologias a renovação de 100% dos validadores do ônibus, a expansão do projeto de reconhecimento facial, a inserção do circuito fechado de televisão e instalação de sistema para rastreamento por GPS.