Dois operários passam segurando uma chapa metálica, enquanto ao fundo se ouvem marretadas vindas do outro lado de tapumes brancos. A cena da manhã de quarta-feira (19), típica de um canteiro de obras, ilustra o ambiente no saguão de um dos principais aeroportos internacionais do país.
O avanço da ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre, é comemorado por usuários, mas também resulta em transtornos que deverão se intensificar com o movimento redobrado previsto para o final do ano - dificuldade para estacionar, aglomeração de passageiros e barulho. Por isso, quem tem viagem marcada para as próximas semanas deve chegar com antecedência para evitar imprevistos.
A Fraport, empresa que administra o aeroporto, estima que 260 mil passageiros circulem pelo local entre os dias 21 e 25 e entre 28 e 31 deste mês. Essa multidão deverá resultar em uma ocupação de 100% das aeronaves, o que pode alimentar grandes filas e aumentar o tempo de espera nas áreas de embarque e desembarque. As obras em andamento podem agravar esse cenário.
Uma das principais dificuldades já relatadas pelos usuários é encontrar lugar para estacionar. A construção de um novo prédio-garagem, em andamento, reduziu o espaço privado disponível no Terminal 1, e as vagas públicas no entorno foram suprimidas. Como resultado, muitas pessoas optam por estacionar em vias próximas fora da zona aeroportuária, como a Avenida Severo Dullius e ruas adjacentes. O motorista Celmar Silveira, 47 anos, decidiu deixar o veículo em um posto de gasolina localizado a cerca de 500 metros do terminal e caminhar até o saguão.
_ Deu uns 10 minutos caminhando, mas é que não tinha vaga na rua e achei que não valia a pena deixar no estacionamento pago do aeroporto _ contou Silveira.
Havia vagas pagas disponíveis no Salgado Filho na quarta pela manhã, mas nos horários de pico pode ser difícil conseguir lugar. Também tem faltado espaço dentro do terminal. A ampliação, que já ultrapassou 28% de conclusão, levou à transferência da antiga área de check-in da Latam (separada das demais) e a uma maior concentração de passageiros na zona central do saguão. Em horários de pico, quando há maior número de voos, o espaço fica lotado de usuários mesmo antes das festas de final de ano.
_ Aumentou muito o número de passageiros aqui. Nos horários de maior movimento, como de manhã bem cedo, fica cheio _ diz o funcionário de um serviço de embalagem de malas, Richard Amaral, 29 anos.
Como resultado da junção de viajantes, quadruplicou a demanda por lacres em bagagens no estande onde Amaral trabalha. Do espaço onde ficava o chamado "puxadinho" da Latam, agora coberto por tapumes, ressoam ruídos típicos de obras pesadas.
_ A gente mal consegue falar com os clientes em alguns momentos. Como eu não consigo elevar muito a voz, fica bem difícil _ conta a vendedora Dionara Daneluz, 19 anos.
O usuário Paulo de Faria, 66 anos, sustenta que a região e o terminal estão bem sinalizados, o que reduz em parte os eventuais transtornos.
_ Apesar da obra, não tive dificuldade para chegar. Achei tudo acessível. O importante é que a obra está dentro do cronograma _ diz Faria.
Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, a expectativa é de concluir a expansão do terminal até outubro 2019, e a extensão da pista até 2021.
Aumenta procura de passageiros no serviço de informações
A ampliação do Salgado Filho bloqueou áreas, fechou lojas e mudou serviços de lugar, o que aumentou as dúvidas de passageiros sobre onde achar o que procuram. Como resultado, o balcão de informações do aeroporto recebe uma quantidade bem maior de usuários.
_ Acredito que dobrou o número de pessoas atrás de informação _ conta a agente de terminal Kimberli Vargas.
Entre os temas mais abordados por quem procura o serviço está a nova localização do check-in da Latam, que deixou o antigo anexo para a área comum do saguão.
E vêm mais mudanças pela frente. Conforme a Fraport, nos próximos meses mais alguns restaurantes serão fechados, sendo substituídos por novas operações no formato de quiosque. No segundo trimestre de 2019, estão previstas as inaugurações de outros dois novos ambientes. Ainda no segundo piso, os balcões de check-in estarão localizados na área ampliada do Terminal. Após realizar o check-in, o passageiro de voos domésticos subirá ao terceiro piso e, à sua esquerda, se deslocará para uma nova área de embarque.
Para evitar transtornos
Veja recomendações básicas para reduzir o risco de problemas
Horários
A orientação para quem tem voo doméstico é chegar ao aeroporto pelo menos uma hora e meia antes da partida. Para voos internacionais, a recomendação é se apresentar ao guichê da companhia aérea três horas antes.
Estacionamento
Há vagas pagas disponíveis na área do aeroporto, mas em número menor do que o normal em razão das obras e da construção de um novo prédio-garagem. Há vagas gratuitas na Avenida Severo Dullius (nas proximidades do Pepsi On Stage) e em ruas adjacentes, mais distantes do terminal. Outra opção são estacionamentos privados localizados em vias como na Professor Clóvis Duarte e nas avenidas das Indústrias e dos Estados.
O que diz a Fraport
Em nota, a empresa sustenta que "a qualidade dos serviços prestados aos seus passageiros e usuários é prioridade e um dos pilares de sua atuação. Após ter assumido as operações do Porto Alegre Airport, em 2 de janeiro deste ano, a Fraport tem realizado ações de melhoria contínua, em paralelo às obras de infraestrutura e demais compromissos assumidos no contrato de concessão com o poder concedente. Novas opções para consumo estão sendo estruturadas, rotinas de limpeza e manutenção de equipamentos estão sendo intensificadas; o oferecimento de wi-fi gratuito, sinalização clara e melhor climatização dos ambientes já é realidade. Sabemos que em meio a grandes obras e mudanças, como as que estamos conduzindo, é esperado que nem todas as pessoas se sintam confortáveis, afinal, é necessário alterar fluxos, utilizar instalações provisórias, enfim, mexer com o ambiente de forma estrutural. Reconhecemos que é um grande desafio viabilizar toda a estrutura que nossos passageiros merecem, mas estamos caminhando a largos passos em direção a entregas e conquistas que, muito em breve, poderão ser facilmente percebidas. Estamos investindo todos os esforços para minimizar os impactos e entregar um aeroporto moderno, eficiente, com padrões internacionais de operações e segurança e alta qualidade de serviços a todos".