Com 28% das obras do Salgado Filho finalizadas, já é possível visualizar o novo edifício-garagem de cinco andares, o píer e a estrutura de ampliação do terminal de passageiros 1. Iniciadas em março, três meses após a Fraport assumir as operações do aeroporto de Porto Alegre, a expansão é executada por dois mil funcionários e deve ser concluída até outubro de 2019. Já a ampliação da pista ficará para 2021. O investimento é estimado em R$ 1,5 bilhão.
Em um balanço divulgado nesta sexta-feira (23), a empresa alemã garante que ainda neste ano será entregue a primeira etapa das obras de modernização do Terminal 1 (o mais recente e maio, onde estão localizadas a maioria das companhias aéreas).
A previsão da Fraport é de que, no final de dezembro, a nova área de embarque internacional esteja aberta ao público. Com a mudança, o passageiro, após realizar o check-in no segundo piso, subirá ao terceiro andar e, à sua direita, se deslocará para o novo espaço de embarque. Também estão sendo instalados novos canais de inspeção e equipamentos de raio x para garantir mais agilidade no procedimento de inspeção.
Para dar seguimento às obras de modernização do terceiro piso, nos próximos meses alguns estabelecimentos serão fechados. Os restaurantes Executive, Botequim Brasil e Belgaletto encerrarão as operações na primeira quinzena de dezembro e os estabelecimentos McDonald's, Boali, Subway e TropCafé, na segunda quinzena de fevereiro do próximo ano. Para garantir opções aos passageiros, novas operações de alimentação no formato de quiosque já estão sendo negociadas.
Para maio de 2019, estão previstas as inaugurações de outros dois novos ambientes: os check-ins doméstico e internacional serão feitos na área de ampliação do segundo piso do terminal. Após realizar o check-in, o passageiro de voos domésticos subirá ao terceiro piso e, à sua esquerda, se deslocará para a nova área de embarque.
Interligada ao píer, a sala de embarque e todas as suas funcionalidades e serviços estarão disponíveis ao público no segundo trimestre do próximo ano, quando também será inaugurado o novo edifício-garagem.
No comunicado, a Fraport pede "desculpas por qualquer transtorno gerado pelas obras e espera que os passageiros e usuários do Porto Alegre Airport apreciem os resultados dos seus esforços quando os trabalhos estiverem concluídos". As obras são executadas pelo consórcio HTBM, composto pelas empresas HTB, Tedesco e Barbosa Mello, que garante trabalho 24 horas e obras simultâneas para cumprir os prazos.