O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não terá mais vagas públicas de estacionamento nas vias de acesso aos terminais 1 e 2. A decisão é da nova concessionária, a Fraport, alegando que pretende melhorar o fluxo dos passageiros, e foi aprovada pela EPTC. A proibição nos locais atualmente permitidos, passível de multa, começará a valer até o fim de setembro.
A troca de sinalização, tanto vertical (placas) quanto horizontal (pintura na faixa e no meio-fio), começou no dia 13 de agosto, mas foi nesta terça-feira (21) que as obras começaram a ser percebidas.
Cones e novas placas, ainda cobertas por plástico preto, foram instalados nos locais onde será proibido estacionar, ou seja, na entrada e na saída dos terminais, nas ruas laterais entre os estacionamentos, nas rampas do segundo piso do terminal 1 e no recuo em frente ao terminal 2. Até mesmo as áreas onde atualmente é permitido deixar os carros por 30 minutos deixarão de existir.
Segundo a concessionária, haverá apenas algumas vagas públicas para pessoas com deficiência e idosos e outras para vans, mas a empresa não detalha a quantidade — nem a atual bem como a futura capacidade.
No período da mudança de sinalização, que tem prazo para ser concluída até 30 de setembro, seguirá sendo permitido o estacionamento. A Fraport informa que a obra pode terminar antes do prazo e que a proibição passará a valer assim que as novas placas estiverem descobertas.
A EPTC confirmou a aprovação do projeto da Fraport, "que segue, segundo empresa, tendência de outros aeroportos do país e do mundo que deixam a circulação de veículos mais livre nas áreas de acesso". A EPTC também informou que um esquema de trânsito será apresentado nos próximos dias, apontando as vagas disponíveis na região por meio de um mapa.
"Destaca, também, que as alterações serão avaliadas e podem sugerir alterações”, diz o comunicado da EPTC.
Críticas
A Fraport possui um espaço, junto ao terminal 2, que libera aos cerca de 200 funcionários próprios deixar seus veículos. Já funcionários de companhias aéreas e de estabelecimentos comerciais, chamados de cessionários, não possuem uma área específica para estacionamento, e acabam usando as áreas públicas ou pagas.
A nova sinalização, com cones e placas cobertas, pegou algumas pessoas de surpresa nesta quarta-feira (22) pela manhã.
— Deixei meu carro hoje de manhã no mesmo lugar onde deixo há 15 anos, mas não sei se vai estar lá quando eu sair, porque me informaram que vai ser proibido — afirma o funcionário de uma companhia aérea, que prefere não se identificar.
A nova concessionaria mantém um comunicado no site do aeroporto e afirma que avisou aos funcionários e empresas que operam no local.
— A mensalidade chega a R$ 360. Vamos ter que pagar para trabalhar? Isso está errado, estamos todos muitos insatisfeitos — diz o aeroviário.
Comunicado da Fraport
A Fraport Brasil - Porto Alegre informa que de 13 de agosto a 30 de setembro de 2018 serão realizadas alterações nas sinalizações das vias de acesso aos Terminais 1 e 2. As mudanças implementadas, em coordenação com a EPTC, têm o objetivo de melhorar a orientação e o fluxo de veículos para proporcionar maior comodidade aos usuários do aeroporto.
Por favor, preste atenção às restrições durante as obras e observe as novas sinalizações das vias!
Esclareço adicionalmente que a disponibilidade do meio fio para embarque e desembarque será mantida. No entanto, não será mais permitido estacionar nas vias de acesso aos Terminais 1 e 2. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos.