
As instalações que os gaúchos costumam chamar de "aeroporto velho", mas cujo nome oficial é Terminal 2 do Salgado Filho, terão seu destino alterado com a expansão que a Fraport prepara no maior e mais novo terminal de passageiros, o T1. A empresa alemã já avisou à Azul, única empresa aérea que opera no local, que suas atividades passarão para o prédio ampliado. Isso deve ocorrer no final do próximo ano, para quando está prevista a conclusão da obra na principal área de embarque e desembarque.
Daniel Tkacz, diretor de planejamento de malha da Azul, confirma que a empresa recebeu bem a mudança, embora avalie que "não é ruim" operar em um local exclusivo, que inclusive recebeu adaptações para atender melhor aos usuários. A decisão da nova operadora do Salgado Filho é dar outra destinação ao atual T2.
Enquanto ainda usa a atual estrutura, a Azul prepara sua "malha de inverno", a mudança nos horários de voos para se adequar às condições climáticas. Além dos três Estados do sul do Brasil, a mudança também ocorre em partes de Minas Gerais e até na Bahia. De maio a agosto, a empresa evita partidas matinais para evitar atrasos e cancelamentos provocados por neblina.
Em algumas cidades gaúchas atendidas pela companhia aérea, como Passo Fundo, a empresa deixará de voar pela manhã. Tkacz afirma que a Azul entende a necessidade dos passageiros de partir e retornar no mesmo dia, mas pondera que, como o risco é alto, a alteração da malha é a melhor forma de driblar incidentes.