O Juventude segue vivo no Brasileirão 2024. Mais ainda depois da prova de fogo desta terça-feira (26), diante do Atlético, no Estádio Independência. O Verdão chegou a abrir 2 a 0, com Lucas Barbosa e Gilberto, cedeu o empate, mas com gol de Erick Farias, nos acréscimos, garantiu uma vitória importantíssima por 3 a 2. Alisson e Vargas fizeram para o Galo.
Com o segundo triunfo fora de casa na competição, o Ju chegou aos 42 pontos, subiu para o 13º lugar, a quatro de distância do Criciúma, o 17º, com 38.
Nas duas rodadas finais, o time de Fábio Matias enfrenta o São Paulo, no dia 4, fora de casa, e o Cruzeiro, no dia 8, em Caxias do Sul.
Vantagem parcial
O treinador alviverde manteve o plano de jogo, com Mandaca no meio, a volta de João Lucas à lateral direita, e a manutenção de Ewerthon entre os 11, no lado esquerdo. De olho na decisão da Libertadores com o Botafogo no sábado (30), os mineiros preservaram os titulares.
E o primeiro lance de perigo foi do Verdão. Aos cinco minutos, Edson Carioca acertou a bicicleta, mas Matheus Mendes agarrou no meio do gol.
O Galo só ameaçou a meta de Gabriel aos 19. Alan Kardec arriscou de longe e acertou o travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Lucas Barbosa tentar de fora da área. O Ju pressionou a saída de bola e Edson Carioca rolou para o camisa 21 acertar um lindo chute no canto esquerdo de Matheus Mendes e abrir o placar para o Verdão: 1 a 0.
O Atlético demorou a reagir. Aos 33, Vargas lançou Palacios na ponta. Mas ele chutou fraco para firme defesa de Gabriel. O Galo quase empatou em um chute de Alan Kardec que Lucas Freitas desviou pra trás; por detalhe a bola não foi parar no fundo das redes.
Mesmo tendo o controle da partida, o Ju não se aventurou mais ao ataque e ainda viu os mineiros chegarem com maior perigo na reta final do primeiro tempo.
Queda de rendimento e redenção no fim
O Ju voltou para o segundo tempo com Erick Farias no ataque no lugar de Edson Carioca. E o atacante quase fez o seu, aos oito minutos, depois de uma arrancada espetacular de Mandaca pelo meio. Ele deixou três marcadores pra trás e rolou na área para Erick, que acertou o canto. Mas Matheus Mendes espalmou pra linha de fundo.
No lance seguinte, Vargas cabeceou rente à trave direita. E, aos 16, Gabriel evitou o gol de empate de Alisson, fazendo a defesa cara a cara com o atacante.
Na sequência entraram Marcelinho e Gilberto no Verdão, nas vagas de Lucas Barbosa e Taliari. E a estratégia deu certo. Aos 21 minutos, o centroavante pegou o rebote de Matheus Mendes em chute de Boza e apenas empurrou a bola pro fundo do gol: 2 a 0.
Com a vantagem, Matias sacou Mandaca e colocou Oyama na partida. Mas desta vez a troca não surtiu o efeito esperado. Aos 27, Vargas lançou Alisson na esquerda. O atacante invadiu a área e deu uma cavadinha, na saída de Gabriel, descontando para o Galo: 2 a 1.
O gol animou o Galo, que achou um pênalti, aos 33. Jadson solou Vargas na área. O próprio chileno foi para a cobrança e empatou: 2 a 2.
Kardec quase virou em duas cabeçadas próximas do travessão. A pressão era total dos mandantes. O Ju tratou apenas de se defender. Tanto que o treinador alviverde colocou o zagueiro Zé Marcos na vaga de Ewerthon para fechar os espaços defensivos.
Mas a equipe fez mais do que isso. Para premiar uma boa atuação longe de casa, Erick Farias recebeu de Oyama na área e bateu forte, cruzado para fazer o 3 a 2.
Ficha técnica
36ª rodada do Brasileirão 2024
Atlético-MG 2x3 Juventude
Estádio Independência, em Belo Horizonte*
Atlético
Matheus Mendes; Bruno Fuchs, Igor Rabello, Maurício Lemos (Deyverson, 31/2º) e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Alisson, int.), Palácios (Scarpa, 36/2º) e Bernard; Vargas e Alan Kardec. Técnico: Gabriel Milito
Juventude
Gabriel; João Lucas, Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos, 40/2º); Jadson, Ronaldo e Mandaca (Oyama, 24/2º); Lucas Barbosa (Marcelinho, 17/2º), Edson Carioca (Erick Farias, int.) e Gabriel Taliari (Gilberto, 17/2º). Técnico: Fábio Matias
Gols: Lucas Barbosa (J), aos 21min, no primeiro tempo. Gilberto (J), aos 21min, Alisson (A), aos 27min, Vargas (A), aos 35min, Erick Farias (J), aos 47min, no segundo.
Cartões amarelos: Igor Gomes (A).
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP). Quarto árbitro: João Vitor Gobi (SP). No VAR: Rafael Traci (SC)
*Partida ocorreu com portões fechados devido às incidências na decisão da Copa do Brasil, entre Atlético e Flamengo, na Arena MRV.