A Fraport, empresa que administra o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, prevê movimentação intensa nos terminais entre os dias 21 e 25 e entre 28 e 31 deste mês. A expectativa é que cerca de 260 mil passageiros passem pelo aeroporto durante os próximos dois finais de semana, o primeiro final de ano com a nova administradora.
De acordo com a empresa, a expectativa é de ocupação de 100% das aeronaves, o que provoca a possibilidade de filas e demora nas áreas de embarque e desembarque. A orientação para quem tem voo doméstico é chegar ao aeroporto pelo menos uma hora e meia antes da partida. Para voos internacionais, a sugestão é se apresentar ao guichê da companhia aérea três horas antes.
São esperados 134 mil passageiros entre os dias 21 e 25 de dezembro, o final de semana do Natal, e 126 mil pessoas entre os dias 28 e 31 de dezembro, o final de semana de Ano Novo.
Além disso, a Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes, espera um grande movimento no dia 3 de janeiro, quando ocorre o retorno das festividades.
A Fraport informa que intensificará as atividades como:
- Rondas preventivas sistemáticas;
- Intensificação do monitoramento remoto de imagens;
- Cautela nos procedimentos de inspeção em pessoas e veículos;
- Verificação criteriosa das credenciais e dos bilhetes de embarque;
- Vistorias preventivas nas áreas restritas de segurança;
- Tratamento tempestivo e adequado para objetos abandonados.
Entre esta segunda-feira e o dia 6 de janeiro, a Secretaria Nacional de Aviação Civil deflagra a Operação Fim de Ano, devido à alta demanda do período. O governo federal espera que 10,2 milhões de passageiros passem pelos terminais aéreos dos 13 principais aeroportos — Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE).
Esses terminais representam 70% do total do fluxo de viajantes no Brasil. Juntos, esses aeroportos devem registrar cerca de 75 mil pousos e decolagens entre voos domésticos e internacionais.