Dos 30 indicadores avaliados diariamente pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, 12 estão abaixo da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Os dados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, divulgados nesta quarta-feira (24), são referentes ao último trimestre, entre os meses de julho a setembro.
Numa escala de 1 a 5, onde 1 é "muito ruim" e 5 é "muito bom", a nota geral do Salgado Filho foi de 4,33 — terceira menor na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano e sexta menor entre os 20 avaliados. Também é a menor nota do aeroporto da Capital neste ano: de 4,38 no segundo trimestre, e de 4,35 no primeiro trimestre. Ainda assim, é maior do que os resultados de 2017, que começaram em 4,23 e terminaram em 4,28.
As piores avaliações dos usuários foram no custo-benefício do estacionamento e dos produtos comerciais: 2,85 e 2,94, respectivamente. No quesito "Disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos", o Salgado Filho teve a menor nota do país: 3,14. O aeroporto de Porto Alegre não alcançou a nota 4, meta da Conaero, em outras oito categorias:
- -Disponibilidade de tomadas: 3,37 (terceira menor nota)
- -Disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio: 3,52
- -Quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes: 3,74
- -Qualidade da internet/wi-fi disponibilizada pelo aeroporto: 3,81 (neste quesito, somente o aeroporto do Galeão, no Rio, teve nota maior de 4)
- - Quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais: 3,82
- -Disponibilidade de assentos na sala de embarque: 3,89
- -Qualidade das instalações de estacionamento de veículos: 3,93
- -Limpeza dos sanitários: 3,98
Na outra ponta, o aeroporto Salgado Filho foi o segundo melhor do país em dois indicadores: "Tempo de fila na emigração", com nota 4,81; e "Disponibilidade de transporte público para o aeroporto", com 4,56.
O que diz a Fraport
Consultada, a Fraport, concessionária que administra o aeroporto Salgado Filho, mandou a seguinte nota:
"A Fraport esclarece que a qualidade dos serviços prestados aos seus passageiros e usuários é prioridade e um dos pilares de sua atuação. Após ter assumido as operações do Porto Alegre Airport, em 2 de janeiro deste ano, a Fraport tem realizado ações de melhoria contínua, em paralelo às obras de infraestrutura e demais compromissos assumidos no contrato de concessão com o poder concedente. Novas opções para consumo estão sendo estruturadas, rotinas de limpeza e manutenção de equipamentos estão sendo intensificadas, o oferecimento de wi-fi gratuito, sinalização clara e melhor climatização dos ambientes já são realidade.
Sabemos que, em meio a grandes obras e mudanças, como as que estamos conduzindo, é esperado que nem todas as pessoas se sintam confortáveis, afinal, é necessário alterar fluxos, utilizar instalações provisórias, enfim, mexer com o ambiente de forma estrutural. Reconhecemos que é um grande desafio viabilizar toda a estrutura que nossos passageiros merecem, mas estamos caminhando a largos passos em direção a entregas e conquistas que, muito em breve, poderão ser facilmente percebidas.
Estamos trabalhando todos os dias para minimizar os impactos e entregar um aeroporto moderno, eficiente, com padrões internacionais de operações e segurança e alta qualidade de serviços a todos. Este é o nosso compromisso."
Os melhores do Brasil
Em todo o Brasil, Viracopos, em Campinas (SP), foi o melhor terminal entre todos os 20 avaliados nos meses de julho a setembro. A pesquisa divide os 20 aeroportos em três categorias: até 5 milhões de passageiros por ano; de 5 a 15 milhões; acima de 15 milhões. Viracopos está no grupo que movimenta de 5 a 15 milhões, o qual traz o aeroporto de Curitiba (PR) como o segundo melhor da categoria, com nota de satisfação de 4,72, seguido de Fortaleza (CE), com 4,21, e Salvador (BA), com 4,26.
Entre os oito terminais da categoria que movimentam até 5 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Vitória (ES) foi novamente o mais bem avaliado, com 4,59, seguido dos terminas de Manaus (AM) e Maceió (AL), empatados com 4,51. Florianópolis foi o único que não atingiu a nota 4, meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Já no grupo que movimenta acima de 15 milhões de viajantes anuais, Galeão (RJ) ficou com a maior nota da categoria, pela primeira vez, 4,45, seguido de Brasília (DF), 4,41, Guarulhos (SP), 4,39, e Congonhas (SP) com 4,36. Esses 20 aeroportos são responsáveis por 87% da movimentação no Brasil.
Satisfação geral
Os passageiros brasileiros e estrangeiros entrevistados pela pesquisa estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 19 dos 20 principais aeroportos brasileiros. A proporção de aprovação chega a 89% dos entrevistados, que avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons". A média de Satisfação Geral chegou a 4,36.
O levantamento revela também que 79% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela Conaero.
Seis dos oito indicadores referentes às facilidades ao passageiro, ligados aos serviços comerciais nos aeroportos, receberam as avaliações abaixo da nota 4, na média dos 20 aeroportos. Na opinião dos usuários, as principais queixas foram: disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69); custo-benefício do estacionamento (3,14); valor dos produtos comerciais (3,08) e o preço cobrado pelos alimentos, que teve a menor nota entre todos os indicadores, 2,93.
A qualidade da internet (3,51) e a disponibilidade de tomadas (3,88) foram os únicos quesitos considerados "regular" entre os 16 indicadores do agrupamento que avalia a infraestrutura aeroportuária dos terminais.
Ao todo, foram ouvidas 21.206 pessoas no trimestre por pesquisadores da Praxian — Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.