Em busca de reconhecimento como referência internacional de inovação, Porto Alegre dá mais um passo em direção ao futuro na tarde desta quarta-feira (21). Às 14h, o chamado Pacto Alegre será lançado no Centro Cultural da UFRGS.
Criado pela Aliança para Inovação — entidade que engloba UFRGS, PUCRS, Unisinos, prefeitura e outras organizações —, a ação tem como meta engajar entidades, empresas e órgãos públicos para construir um ambiente favorável a inovações, cultura e qualidade de vida na capital gaúcha.
Na cerimônia, também será assinado um contrato de consultoria com o especialista espanhol Josep Piquè, que trabalhou em programas de revitalização urbana em Barcelona, na Espanha, e Medellín, na Colômbia. A parceria será de pelo menos três anos e tem os custos bancados por financiadores privados. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, Piquè elogiou o potencial de Porto Alegre.
— As universidades, os parques tecnológicos, há capacidades excepcionais. O desafio é como articular uma visão conjunta — explica.
As conquistas da iniciativa devem ser apresentadas em um grande festival a ser realizado na cidade em 2020.