Um dia antes do GP do Brasil, em São Paulo, o Heineken F1 Experience promete transportar os porto-alegrenses para mais perto da Fórmula 1 no próximo dia 10. Camarotes, derrapagens, piloto famoso, apresentação de DJs e o ronco característico de carros circulando em alta velocidade estão entre as atrações do evento gratuito que deve movimentar a orla do Guaíba entre as 10h e as 16h30min.
A partir desta sexta-feira (2), uma pista com cerca de 600 metros de extensão começa a ser montada na orla para receber o piloto Rubens Barrichello, principal estrela do evento na Capital. A estrutura ocupará o trecho que vai desde a rótula da Avenida Augusto de Carvalho, onde ficará a garagem, até a Praça Brigadeiro Sampaio.
Entre as 10h e o meio-dia, ocorrerá a concentração, com a participação de um DJ e um show de abertura. A primeira largada de Rubinho está prevista para o meio-dia. Durante seis minutos, o piloto deve ir e vir no trecho, circulando em alta velocidade em um carro da Williams. A exibição deve ser repetir mais duas vezes, por volta das 13h20min e das 14h40min. Três telões transmitirão as manobras.
Os períodos entre as exibições de Rubens Barrichello contarão com outras atrações, como acrobacias de motocicletas e apresentação de dançarinos, além de manobras de derrapagens (ou drifts). A trilha sonora de encerramento fica por conta da dupla de DJs Tropkillaz, que já produziu hits para artistas como Anitta, Carol Conká e MC Guimê. A apresentação está prevista para as 15h.
A prefeitura foi convidada pela própria Heineken para sediar o evento. Além de Porto Alegre, apenas o Rio de Janeiro receberá a atração. Em terras fluminenses, será Felipe Massa quem pilotará uma Williams, na Enseada de Botafogo, no dia 4. Conforme a Heineken, a escolha foi um "desdobramento natural" das relações com a capital gaúcha, terceira principal praça de vendas da cervejaria no país.
O município garante que não vai arcar com nenhum gasto — além dos custos do evento, a limpeza do local ficará por conta da empresa. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira(1º), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos, mostrou-se exultante com a iniciativa. Ele destacou que o evento deve ajudar a fomentar a economia da cidade, além de dar visibilidade à Capital.
— Esse evento envolve, só em Porto Alegre, 104 atividades econômicas, direta e indiretamente. Vai tornar a nossa cidade mais visível, não só em nível local, mas em nível global. Vai ser muito bacana — disse.
A festa servirá como um aquecimento para o Grande Prêmio do Brasil, entre 9 e 11 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e será transmitido pela TV Globo.