Às vésperas das eleições, o professor do departamento de História da UFRGS e colunista de ZH Francisco Marshall ministrou, nesta quinta-feira, na Praça da Alfândega, com apoio de um grupo de alunos da universidade, uma aula-espetáculo sobre democracia. A atividade atraiu interessados e curiosos no início da manhã.
Além das lições de História e de política, o público ouviu música e trechos de peças de teatro. Alunos da UFRGS formaram um coro, ao estilo das tragédias gregas, para apresentar conceitos de cultura política. A aula foi enriquecida com performances e apoiada na leitura de textos gregos traduzidos. Pontos em comum entre os conflitos da Grécia Antiga e o cenário político brasileiro atual foram destacados. O final foi com a leitura de trechos das tragédias Antígona e Édipo Tirano, de Sófocles, por espectadores que estavam na plateia.
Promovida em parceria com os coletivos ProsperArte e Professores pela Democracia, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, a aula-espetáculo faz parte de um projeto realizado junto aos museus mais importantes do Estado e de Porto Alegre, buscando valorizar a memória e o patrimônio públicos. Após a aula, os artistas Gilberto Perin e Ricardo Giuliani conduziram o público em visitas guiadas exclusivas ao Margs. À noite, a aula foi no Museu Joaquim Felizardo.