As escadas rolantes da estação Unisinos da Trensurb, em São Leopoldo, serão colocadas em funcionamento na terça-feira (9). A promessa inicial da empresa era de inauguração dos equipamentos em setembro. Depois, passou para a última sexta-feira (5). Por fim, a data confirmada era esta segunda-feira (8), o que também não foi cumprido.
De acordo com a Trensurb, uma das escadas rolantes deve ser liberada para os usuários na primeira hora desta terça. As demais devem ser ligadas até o fim da operação comercial, por volta das 23h. A justificativa da empresa é de que faltariam alguns ajustes nos equipamentos.
As seis novas escadas rolantes chegaram a Porto Alegre em julho. Os equipamentos foram construídos na China pela ThyssenKrupp e desembarcaram no Brasil em 24 de abril. A empresa aguardou 76 dias para recebê-las entre a liberação alfandegária do porto de Paranaguá (PR) até o transporte ao Rio Grande do Sul.
O contrato para construção e instalação das escadas rolantes foi assinado em setembro do ano passado com a ThyssenKrupp, ao custo de R$ 3,3 milhões. A empresa ficou responsável por fazer projeto, montagem, instalação, garantias e assistência técnica, além da remoção das escadas estragadas.
A Trensurb precisou realizar quatro licitações para conseguir resolver o problema. Nas duas primeiras, não houve interessados. Na terceira, a concorrência foi aberta e houve vencedora, que chegou a assinar a documentação. Porém, o contrato não previa a retirada das escadas antigas, e a empresa se recusou a fazer o serviço.