A Trensurb alterou o cronograma de entrega das escadas rolantes da estação Unisinos, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O prazo inicial previa a inauguração dos quatro equipamentos no mês de setembro. Depois, foi prorrogado para sexta-feira (5), mas, agora, a informação é que a liberação para uso ocorrerá a partir do meio-dia de segunda-feira (8).
O adiamento ocorreu para que fosse possível concluir os acabamentos nos locais que receberam as escadas. Porém, das quatro, uma delas vai demorar mais tempo para funcionar.
“Essa escada fica mais ao norte na plataforma e está num local em que se encontra suscetível a intempéries, podendo molhar. Para que seja liberada definitivamente, terá que ser executada uma cobertura no local, por isso a previsão de liberação em 40 dias”, justifica a Trensurb.
As três que estarão aptas para uso ficam localizadas no acesso à plataforma, no acesso ao terminal de integração e no centro comercial.
Os antigos equipamentos, que estavam com defeito desde 2013, foram removidos pela ThyssenKrupp. A empresa já realizou a colocação das duas escadas rolantes na estação São Leopoldo. A inauguração ocorreu no começo do mês passado.
Processo começou há um ano
As seis novas escadas rolantes chegaram a Porto Alegre em julho. Os equipamentos foram construídos na China pela ThyssenKrupp e desembarcaram no Brasil em 24 de abril. A empresa aguardou 76 dias para recebê-las entre a liberação alfandegária do porto de Paranaguá, no Paraná, até o transporte ao Rio Grande do Sul.
O contrato para construção e instalação das escadas rolantes foi assinado em setembro do ano passado com a ThyssenKrupp, ao custo de R$ 3,3 milhões. A empresa ficou responsável por fazer projeto, montagem, instalação, garantias e assistência técnica, além da remoção das escadas estragadas.
A Trensurb precisou realizar quatro licitações para conseguir resolver o problema. Nas duas primeiras, não houve interessados. Na terceira, a concorrência foi aberta e houve vencedora, que chegou a assinar a documentação. Porém, o contrato não previa a retirada das escadas antigas, e a empresa se recusou a fazer o serviço.