Os motoristas porto-alegrenses do Uber vão saber qual o destino final da viagem antes mesmo de aceitá-la no aplicativo. A tela não mostrará o endereço exato, mas, sim, uma localização aproximada. O recurso, que está em fase de testes, chega nesta semana para donos de celulares com o sistema Android.
Porto Alegre, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) serão as únicas capitais do Brasil a receber a mudança. Ao longo dos próximos meses, a função deve ser liberada para outras cidades a fim de avaliar a receptividade do público e possíveis alterações no app, assim como para iPhones.
Saber o endereço de desembarque já era uma das demandas dos motoristas. Essa foi uma das regras aprovadas pelos vereadores na lei dos apps de transporte, sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan em junho. Entretanto, o recurso seria mais um entrave para quem vive em regiões periféricas da cidade — conforme revelado por GaúchaZH em maio, moradores de pelo menos 11 bairros já não conseguiam chamar um carro pelo aplicativo à noite por causa da restrição pelo próprio app de áreas possivelmente perigosas.
Questionada, a assessoria da Uber informou que não espera "impactos" quanto a isso. A expectativa da empresa é que "não haja nenhum reflexo para os usuários".