Depois de a Secretaria Municipal de Educação (Smed) chamar professores cedidos a outras pastas, o Ginásio Tesourinha promete manter as atividades gratuitas que desenvolve no local para públicos de diferentes idades. De 13 docentes, cinco deixarão suas funções entre esta sexta-feira (28) e segunda (1º). Para que as atividades continuem sendo oferecidas à população, profissionais que realizam funções administrativas passarão a dar aulas.
— Entendemos a decisão da Smed e não podemos questionar. Estamos fazendo o possível para que os serviços à comunidade sejam mantidos. Se surgirem problemas, vamos alinhando — afirma a secretária Denise Russo.
O Tesourinha está sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte — a pasta conta com 89 professores, 32 cedidos pela Smed, que solicitou o retorno. Conforme a prefeitura, a mudança ocorrerá conforme a pasta conseguir equacionar suas necessidades.
O retorno dos docentes para as escolas faz parte de um protocolo de realocação de professores. A Smed chamou 60 docentes que estão em outras pastas para reduzir a falta de profissionais em salas de aula — os professores serão direcionados unicamente para esta função. Nesta semana, a Smed encaminhou ofício à Câmara de Vereadores e a outras secretarias convocando os professores cedidos. Entre as instituições que receberão professores, está a Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum, na Restinga.