Parece um local abandonado, mas o cenário fica perto da região central da cidade, em um centro esportivo de Porto Alegre. No espaço, há colchões, dezenas de roupas espalhadas pelo chão, garrafas vazias, cadeiras, uma bicicleta e até um carrinho de supermercado. Conhecido por oferecer atividades gratuitas para pessoas de várias idades, o Ginásio Tesourinha, na Avenida Erico Verissimo, teve seu estacionamento ocupado por pessoas em situação de rua.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, equipes de abordagem social já fizeram visitas ao local para tentar convencê-los a deixar o espaço, mas as ações não tiveram efeito já que nenhuma das pessoas aceitou acolhimento em um dos locais apropriados e disponpiveis para isso. De acordo com o governo municipal, outras medidas estão sendo estudadas e a situação, agora, "se configura como uma invasão de propriedade municipal".
Como "medida de proteção aos usuários", o local foi fechado entre os meses de julho e agosto, quando moradores de rua começaram se instalar no espaço. A secretaria não soube precisar quantas pessoas dormem no local nem de que parte da cidade elas teriam vindo.