A EPTC confirmou nesta terça-feira (18) que os novos parquímetros de Porto Alegre passam a funcionar a partir de 24 de outubro. Os primeiros 50 equipamentos serão instalados no centro da cidade, e abrangem 726 vagas, o que corresponde a 18,3% do total previsto.
— Estamos começando pelo centro de Porto Alegre porque aqui está um terço das vagas oferecidas na cidade — diz o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
O primeiro equipamento foi instalado na Rua Sete de Setembro, nas proximidades da Casa de Cultura Mario Quintana. O prefeito Nelson Marchezan vistoriou o parquímetro e fez um teste de cobrança.
Antes de avaliar o equipamento, o prefeito foi cercado por um grupo de alunos do sétimo ano do colégio Santa Dorotéia, de Porto Alegre. Os estudantes deixavam a Casa de Cultura no instante em que Marchezan chegava ao local. Ele foi cercado pelos jovens, que pediram autógrafo e tiraram fotos.
Enquanto não houver a conclusão da instalação de todos os parquímetros nesta região da cidade, os antigos equipamentos ficarão desligados, desobrigando os usuários de pagarem pelo serviço da Área Azul. Nas demais áreas onde há parquímetro, a cobrança permanecerá no modelo antigo até que seja iniciada a troca dos equipamentos.
Quando o serviço for retomado, o valor passa de R$ 1,00 por 30 minutos de uso para R$ 1,05 pelo mesmo período. A tarifa poderá ser paga com cartões de crédito, débito ou pré-pagos. Moedas continuarão sendo aceitas.
A cidade foi dividida em oito regiões, que vão disciplinar o uso de 4.361 vagas. Os novos equipamentos vão substituir os 220 antigos.
Nova tecnologia
O contrato com a empresa Zona Azul Brasil, vencedora da licitação, terá duração de 10 anos e prevê que 37% dos valores arrecadados pela empresa sejam repassados à administração municipal. Além das novas modalidades de pagamento, a empresa disponibilizará um aplicativo para smartphones, o Digipare. Com ele, o motorista poderá adquirir créditos, monitorar o tempo e, caso seja permitido, prorrogar o período de estacionamento. Os créditos também poderão ser adquiridos por telefone ou por SMS.
O motorista não precisará deixar um ticket no interior do veículo. No terminal, o condutor vai digitar a placa e selecionar a forma de pagamento. Um comprovante será impresso, mas o monitoramento do tempo de permanência na vaga será feito pelos agentes da EPTC de forma on-line, pela placa.
Os parquímetros operam em Porto Alegre desde 1999. Até 2010, havia um contrato com a empresa Estapar. A partir de 2011, a administração, a manutenção e o monitoramento da cobrança passaram a ser feitos pela EPTC. Três licitações foram abertas, em 2010, 2011 e 2014, mas todas acabaram suspensas. Em 2016, um novo certame resultou na assinatura do atual contrato, após um longo imbróglio na Justiça.