A ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, vai ganhar mais um trecho para uso. Serão mais 650 metros. Desde segunda-feira (30), as obras estão ocorrendo entre a Rua João Guimarães e a Avenida Coronel Lucas de Oliveira.
Segundo a EPTC, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de dezembro. A construtora Coesul é a responsável pelos trabalhos e prevê que a sua parte da obra será finalizada em outubro. Caberá à EPTC instalar o guarda-corpo da ciclovia no período restante. As obras são uma contrapartida da construtora Cyrela e irão custar aproximadamente R$ 550 mil.
Atualmente estão ocorrendo o realinhamento e renivelamento dos meios fios da Ipiranga. As obras ainda incluem a escavação e regularização do trecho, colocação de asfalto e realização da sinalização horizontal e vertical.
Um trecho de 400 metros da ciclovia foi construído recentemente, entre a Rua Silva Só e a Rua João Guimarães. Os trabalhos foram executados de fevereiro a julho. As obras já foram finalizadas.
Com a conclusão destes dois trechos, a ciclovia da Avenida Ipiranga passará a ter 7,7 quilômetros dos 9,4 quilômetros previstos no projeto. O primeiro trecho da ciclovia foi inaugurado em maio de 2012. Compreendeu 416 metros, entre as avenidas Erico Verissimo e Azenha. As obras da ciclovia estão ocorrendo com base nas contrapartidas das empresas que investem em empreendimentos pela cidade.