Moradores dos bairros Martinica e Universal protestam, nesta sexta-feira (20), na Estrada da Branquinha, em Viamão. O grupo pede o asfaltamento completo da via, além de melhorias no calçamento da região. A manifestação gera mais de três quilômetros de congestionamento na RS-040. A prefeitura promete que a pavimentação será retomada em agosto.
A Estrada da Branquinha é a rota principal para quem segue para os bairros Martinica, Florescente, Vila Universal, Santo Onofre e São Tomé, além da Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre. Quem passa pela via, entretanto, já se acostumou com a cena: veículos atolam diariamente no lamaçal, relatam moradores.
Na quinta-feira (19), um caminhão e dois ônibus ficaram presos; na manhã desta sexta (20), um ônibus também atolou. Os passageiros dos coletivos são obrigados a seguir a pé e os veículos são retirados apenas por guinchos.
Os problemas na Estrada da Branquinha não são de hoje: o Diário Gaúcho acompanha a situação desde 2014. Indignado, o vigilante Marcelo Godoy dos Santos, 37 anos, protocolou uma denúncia contra a prefeitura abriu um processo contra a prefeitura de Viamão neste mês, solicitando providências da prefeitura. A ação tramita no Ministério Público (MP-RS).
— A situação está caótica de uns anos para cá. Total abandono. O pessoal tá desesperado. Quando chove, a gente não sabe nem como vai ser pra conseguir chegar ao trabalho — diz o morador.
A pavimentação de dois quilômetros da Estrada da Branquinha contava com recursos do Estado e da prefeitura conquistados na Consulta Popular, em 2010. As obras duraram 10 dias e contemplaram apenas 500 metros dos dois quilômetros previstos — o restante, segue sem previsão.
A empresa responsável pelo serviço, a Ebrax Engenharia, tinha identificado a necessidade de readequar o projeto, feito em 2008 — não haviam sido incluídos rede de esgoto pluvial ao longo do trecho e a intervenção em uma ponte. Com o orçamento extra, o custo total da obra da Branquinha fechou em R$ 1,7 milhão. Deste montante, 78% devem ser pagos pelo Estado e 22% pelo município.
Questionada sobre os andamentos da obra de pavimentação e sobre os protestos, a prefeitura de Viamão informou que está ciente da situação que os moradores enfrentam devido às chuvas das últimas semanas. A administração também disse que a "equipe de obras está na Estrada da Branquinha realizando patrolamento na via para resolver o problema". O asfaltamento deve ser retomado em agosto. O Estado, por meio da Metroplan, não quis se manifestar.