Condutores do aplicativo de transporte Uber relatam que foram impedidos de trabalhar durante a tarde desta quarta-feira (20) devido a um erro no sistema. Segundo os motoristas, o problema afetou apenas os participantes do Clube 6 Estrelas, programa que reconhece e beneficia quem dirige pelo app com as maiores pontuações na plataforma, em Porto Alegre.
A motorista Rosane, 46 anos, que não quis ter o sobrenome divulgado, afirma que ela e seu marido, ambos participantes do Clube 6 Estrelas, ficaram impedidos de aceitar corridas no aplicativo das 14h30min às 18h30min. Segundo a condutora, assim que o app era aberto, a conexão com o servidor era desconectada "em função de pontuação ou outros problemas". Para transportar usuários na Capital, o condutor precisa ter a pontuação mínima de 4,7 estrelas.
Preocupados, ela e o marido foram até a sede da Uber, na Avenida Padre Cacique, 320, bairro Praia de Belas, para questionar o que estava acontecendo. No local, eles teriam deparado com centenas de motoristas que estavam passando pelas mesmas dificuldades.
— Deu um tumulto, um pânico. Como assim, do nada tu perdeu tua pontuação? Do dia pra noite? A plataforma nunca saiu do ar assim, ninguém sabe de nada — diz Rosane, que estima um prejuízo de R$ 200.
Já o motorista Vinícius, 52 anos, que também não quis ter o sobrenome identificado, ficou entre as 16h e as 17h30min sem conseguir utilizar o aplicativo. Ele diz ter estranhado a mensagem exibida na tela do celular, pois não recebeu nenhum aviso ou e-mail prévio.
— Meu carro é alugado, não posso ficar parado. Quando cheguei ao escritório do Uber, estava uma loucura. Até agora não explicaram para nós o que aconteceu, nem um e-mail sequer — queixa-se Vinícius, que calcula um prejuízo de R$ 40.
Questionada, a assessoria de imprensa do Uber afirmou que houve uma "instabilidade temporária" entre um grupo de motoristas do Rio Grande do Sul, e que o problema foi resolvido "em pouco tempo". A empresa não soube informar a quantidade de usuários afetados, mas garantiu que estão investigando o motivo e que não há nenhuma relação com o Clube 6 Estrelas.